EPISTEMOLOGIAS NÃO COLONIAIS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR

GT10 – DIA 04/11/2017

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LOCAL: Sala 05 – DEF/Bloco 1

HORÁRIO: 09h às 12h

 

 TítuloAutores
01As Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso didático-pedagógico na alfabetização de pessoas idosasMárcia Regina Pacheco Soares, Rosalee Santos Crespo Istoe, Fernanda Castro Manhães, Fernanda Gonçalves Fernandes e Nilza Franco Portela
02Expressões da questão social na escola: desafios da política educacional, como consequência do avanço do capital no espaço escolar, influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagemSarah Gonçalves Ribeiro e Marlon Ney Gomes
03Práticas científicas universitárias: o empoderamento das TICS na atuação de professorasTalita da Silva Ernesto, Milena Ferreira Hygino Nunes, Erik Brum Drumond e Carlos Henrique Medeiros Souza
04Inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar como instrumento de aproximação e diminuição das desigualdades e exclusõesBruna Moraes, Maressa da Silva Monteiro, Carlos Henrique Medeiros Souza, Talita da Silva Ernesto e André Raeli Gomes
05A presença do intercambista de Ensino Superior em redes internacionais de cooperação solidáriasAntônio Dimas Cardoso e Maria João Alves Ribeiro
06Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação como recurso para inclusão digital e difusão do conhecimento de idosos no Brejo paraibanoMárcia Verônica Costa Miranda, José Lourivaldo da Silva e Cinthia Carla Claudino Grangeiro
07A formação do professor atual frente aos recursos tecnológicosEzequiel Gonçalves de Paula, Joyce Vieira Fettermann, Sonia Maria da Fonseca Souza, Poliana da Silva Carvalho e Fermín Alfredo Tang Montané
08A utilização de softwares matemáticos no ensino-aprendizagem de MatemáticaThiago Marques Zanon Jacomino, Alexandre Horacio Couto Bittencourt, Sandra Maria Schroetter e Nilson Sergio Peres Stahl
09As famílias e o (ciber)espaço: uma desafiadora relação que convida aos estudos interdisciplinaresIeda Tinoco Boechat, Hildeliza Boechat Cabral e Carlos Henrique Medeiros Souza
10O uso das TICS no ensino da Matemática para crianças autistasGiovanna Tonelli Clevelares, Elizangela Tonelli, Thais Damacena Monellis e Paulo César Santos da Silva