EPISTEMOLOGIAS NÃO COLONIAIS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR

GT11 – DIA 02/11/2017

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LOCAL: Sala 06 – DEF/Bloco 2

HORÁRIO: 14h às 18h

 

 TítuloAutores
1Função e atuação do Psicólogo Educacional no contexto da Educação do município de Duque de Caxias – RJMaria Inês Andrade Cruz e Haydéa Maria Marino de Sant'anna Reis
2A unimultiplicidade do ser em construção no tempo e no espaçoMaria Inês Andrade Cruz, Haydéa Maria Marino de Sant'anna Reis e Claudia Almada Leite
3A Gestão da Informação em uma escola pública especial: uma proposta interdisciplinarJosimar da Silva Ribeiro e Sonia Mendes Ferreira
4Inovar para incluir: o AEE no Ensino Superior por meio de práticas pedagógicas alternativas na produção de materiais táteis para estudantes com deficiência visualBianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro, Shirlena Campos de Amaral e Maria José Gomes da Silva
5O uso do aplicativo de comunicação whatsapp em atendimento pedagógico em classe hospitalarWalter Alves Sansão e Edicléa Mascarenhas Fernandes
6A relevância do aprendizado de informática na vida de pessoas com deficiência visualEdicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Ferreira Orrico, Lorraine Raquel da Silva Benício e Paula Gabriela Paiva Fernandes
7Formação de professores: alfabetização científica e interdisciplinaridadeClaudia Almada Leite e Jurema Rosa Lopes
8A construção de tutoriais na web como instrumento de aprendizagem de adultos com deficiência intelectualSônia Mendes Ferreira, Josimar da Silva Ribeiro e Edicléa Mascarenhas Fernandes
9O Transtorno do Espectro Autista: busca de um diagnóstico precoce visando a inclusãoThamires Gomes da Silva Amaral, Shirlena Campos de Amaral e Nadir Francisca Sant'anna
10Processos de constituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: a influência dos atores sociaisPamela Couto Rosa Stüpp e Denise Pereira de Alcântara Ferraz
11A percepção háptica e sua importância para o reconhecimento do tecladoHélio Ferreira Orrico, Edicléa Mascarenhas Fernandes e Giovana Conceição do Prado
12O uso das TIC’s como ferramentas na inclusão de alunos com deficiência: uma mini revisão visando contribuir para o Letramento Digital de professoresElisângela Matos Oliveira de Souza, Thamires Gomes da Silva Amaral e Nadir Francisca Sant'anna