EPISTEMOLOGIAS NÃO COLONIAIS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR

GT13 – DIA 03/11/2017

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LOCAL: Sala 03 – CEDESP

HORÁRIO: 14h às 18h

 

 TítuloAutores
1Formação de professores para uma prática pedagógica insurgente e decolonialMaria Joseane S. Teixeira, Mª Aparecida de Melo e Vera Lúcia M. C. M. Modesto
2Os impactos na implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni, com base na avaliação do curso de formação continuada de professores do Vale do Mucuri: relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira - UFVJM/NEAB (2008 a 2011)Lidiane Rocha Magalhães
3A política pública de Formação Pedagógica pelo PARFOR: a decolonialidade permeada pela Ecologia de SaberesMaria Aparecida de Melo, Maria Joseane Santos Teixeira e Vera Lúcia Maria Cavalcanti Maciel Modesto
4Hannah Arendt: pensamento, educação, vida públicaClaudia Cristina Zanela e Alexandre Fernandez Vaz
5Prolegômenos de uma crítica descolonial ao Ensino Jurídico no Brasil contemporâneoAndrey Philippe de Sá Baeta Neves e Maria Fernanda Soares Fonseca
6Novo Ensino Médio, quem conhece aprova? Análise das moções referentes à Reforma do Ensino Médio publicadas por três Associações de Pesquisa em EducaçãoGabriela de Oliveira Delgado, Giovane do Nascimento e Renata Maldonado da Silva
7A influência da globalização na constituição da política de Planos de Educação no Brasil: uma análise a partir da Teoria Pós-colonial e DecolonialJoana Dark Andrade de Sousa
8Cultura e territórios educativos em propostas de Educação (em tempo) Integral: questões para o debateRafael Magno Alves
9Políticas de Educação Ambiental: programas capacitação e ações institucionais para mitigar o problema da insuficiência formativa de docentes do Ensino SuperiorKamila Aparecida Iwanami Rodrigues, Wendel Mattos Pompilho, Victor Martins Ramos Rodrigues e Henrique Zarpellon Martin
10A docência no contexto da Educação Superior brasileiraLuiza Pimenta Guimarães, Célia Lopes Azevedo e Gilmar Ribeiro Santos
11O livro didático de Língua Inglesa do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Abordagem ComunicativaLaís Teixeira Lima, Eliana Crispim França Luquetti e Carlos Henrique Medeiros Souza
12Escolas públicas e privadas do município de Campos dos Goytacazes: o mesmo jogo, diversas formas de jogarGlória Marianna Barreto Teixeira
13Um olhar para a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos: em busca das práticas de sucesso para a permanência discenteElane Kreile Manhães e Gerson Tavares do Carmo