EPISTEMOLOGIAS NÃO COLONIAIS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR

GT4 – DIA 02/11/2017

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LOCAL: Sala 02 – DEF/Bloco 1

HORÁRIO: 14h às 18h

 

 TítuloAutores
1Considerações sobre branquidade e branquitude no pensamento interdisciplinar de Guerreiro Ramos e Amílcar Cabral (1940-1980)Elio Chaves Flores
2As relações étnico-raciais e o diálogo intercultural na Educação Infantil: uma ação afirmativa nas Políticas EducacionaisSawana Araújo Lopes de Souza
3Políticas Sociais pobre para pobres: o cenário da Educação Infantil no BrasilRosilene Silva Santos da Costa e Adelaide Alves Dias
4Por uma infância com princesas e príncipes negras/osTarcia Regina Silva e Adelaide Alves Dias
5O ensino das relações raciais e a Educação Infantil: instituindo novas epistemologias e promovendo experiências instituintesDaise dos Santos Pereira e Rejany dos Santos Dominick
6A política de cotas étnico-raciais em perspectiva da inclusão social e afirmação da identidade negra: desvelando os discursos de discentes cotistas da UENF e da UFFGabriela do Rosario Silva, Shirlena Campos de Amaral e Sérgio Arruda de Moura
7Jovem, negro/a, favelado/a e projetos de vida num mundo antinegro: a construção social do sujeito da pesquisaDiego Santos Francisco
8O Movimento Negro Unificado Baiano: uma expressão da luta antirracista contemporânea brasileiraLuis Gustavo Santos Encarnação
9Racismo e sofrimento psíquicoEvelyn Dias Siqueira Malafaia
10Educação e relações raciais: uma análise a partir da Lei de nº 10.639 de 2003Raimara Gonçalves Pereira, Viviane Bernadeth Gandra Brandão e Samira de Alkimim Bastos Miranda